Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de maio de 2011

TÉCNICA DOS 4 NADOS - PARTE 4

NADO DE BORBOLETA 
Análise Técnica
Durante o nado Borboleta, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral. Toda a cabeça submersa (a não ser no momento da respiração) e queixo próximo ao peito (osso externo).
A pernada no Borboleta é fundamental, pois além da propulsão, também ajuda na sustentação do corpo no momento da respiração. Elas realizam movimentos simultâneos, a partir da articulação coxo-femural (com reflexo no restante do corpo - movimento ondulatório), num rítmo ascendente/descendente. As pernas e os pés encontram-se para trás, no movimento descendente e ligeiramente flexionados no movimento ascendente (até que os tornozelos atinjam o nível da água). O iniciante deve manter o quadril relaxado e concentrar a força no peito dos pés.
Os braços entram simultâneamente na água (fase Pegada), bem à frente da cabeça na linha dos ombros. As mãos ficam a mais ou menos 45º do nível da água, com sua palma voltada para fora, entrando na água primeiramente com o polegar. A Puxada tem o padrão do "S" alongado, para cada braço, iniciando-se de forma subaquática, afastando os braços para lateral logo após a entrada na água, aproximando-se do corpo (na altura do quadril), mantendo os cotovelos altos, coincidindo com a elevação da cabeça, respiração e pernada (movimento descendente). A Finalização ocorre quando as mãos passam próximos às coxas, com a palma voltada para dentro, rompendo a linha da água primeiramente com o cotovelo. Durante a Recuperação dos braços, primeiramente coloca-se a cabeça na água após a respiração, depois os braços passam pela lateral do corpo por cima da água, flexionados e os cotovelos altos, entrando novamente bem à frente da cabeça para iniciar a fase da Pegada.
Quanto a coordenação braço-perna-respiração, inicia-se a braçada com uma pernada, e durante a aproximação das mãos(na altura do quadril), realiza-se outra pernada e a elevação da cabeça para respiração. A respiração ocorre quando as mãos estão próximas do abdome e execução de uma pernada.
Análise Competitiva
O corpo deve ser mantido sobre o peito todo o tempo, exceto quando executa a virada. Os ombros devem estar em linha com a superfície da água a partir da primeira braçada, após a saída e após cada volta e deve permanecer nesta posição até a próxima volta ou final. Não é permitido girar para as costas em nenhum momento.
Ambos os braços devem ser levados juntos à frente por sobre a água e trazidos para trás simultaneamente.
Todos os movimentos dos pés devem ser executados de maneira simultânea. Movimentos simultâneos das pernas e dos pés, de cima para cima para baixo, num plano vertical são permitidos, as pernas ou pés não precisam estar no mesmo nível, mas movimentos alternados não são permitidos.
Em cada virada e na chegada, o toque deve ser efetuado com as ambas as mãos simultaneamente, acima, abaixo ou no nível da superfície da água. Os ombros devem permanecer na posição horizontal até que o toque seja efetuado.
Após a saída e na volta, ao nadador é permitido uma ou mais pernadas e uma braçada sob a água, que deve trazê-lo à superfície.



ÉRICA SARAIVA 
Personal Trainer
(11)8765-8921

Nenhum comentário:

Postar um comentário